A psicanálise simplifica a vida
- Ana Paula Fischer
- 8 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de fev. de 2024

Depois de analisarmos, conseguimos uma nova síntese. A psicanálise [...] proporciona o fio que permite ao homem sair do labirinto de seu próprio inconsciente".
(Sigmund Freud)
Um paciente busca uma análise para criar algo novo sobre si e sobre sua própria história. A psicanálise visa permitir ao sujeito oportunidades de superar ou aprender a conviver com aquilo que lhe causa sofrimento, apresentando novas perspectivas diante de seu mal-estar.
Não livra o sujeito de ter problemas nem tampouco cura ele dos seus incômodos, mas traz a provocação de uma possibilidade de mudança, fornecendo ao sujeito a capacidade de agir e aproveitar da existência. O sujeito é convidado a refletir sob aquilo que queixa e passa a elaborar um saber sob o que o restringe, criando formas diferentes de agir para além das repetições, sintomas e outros mecanismos de defesa.
A psicanálise simplifica a vida, assegurando ao sujeito o direito e a dignidade de viver uma vida mais saudável e satisfatória, de acordo com seus desejos e limitações.
Notas da autora:
As citações do texto têm como referências bibliográficas:
BULA, Revista. A última longa entrevista de Sigmund Freud. In: VIERECK, George Sylvester, FREUD, Sigmund. A última longa entrevista de Sigmund Freud. Revista BULA, 23 set. 2015. Disponível em: https://www.revistabula.com/5071-a-ultima-longa-entrevista-de-sigmund-freud/. Acesso em: 7 fev. 2024.
Fazer psicanálise é algo revolucionário em nossas vidas. É muito importante entender a maior descoberta que existe, a de si mesmo, e o quanto podemos crescer e encontrar caminhos de felicidade para nós mesmos.